SAÚDE ÍNTIMA

Corrimento significa higiene e não sujeira!

Todo mundo gosta de se sentir fresco e limpo, mas, infelizmente, essas duas inocentes palavras formam a base da indústria da “higiene íntima”, que promove a constante sensação de que nossos órgãos genitais estão sempre sujos e que precisam ser lavados. Quando na verdade, o oposto é que é verdadeiro.

 

O corrimento saudável é um jeito natural (e muito inteligente) do nosso corpo lubrificar a vagina¹

 

Todos nós temos corrimento vaginal, afinal é uma função normal² do corpo. Por isso, sentir constrangimento por ter corrimento significa que não estamos reconhecendo esse fato! Além disso, o corrimento vaginal pode ser uma pista visível para informar em qual momento você está no ciclo menstrual, já que a mudança de aparência se deve às alterações hormonais³.

Assim, acreditamos que falar abertamente pode ajudar muitas pessoas a entenderem melhor essa variação no corrimento, pois o que você vê nas roupas íntimas sempre te dirá algo útil.⁴

 

Corrimento Vaginal NORMAL

É frequentemente descrito como de cor clara ou branca, com um leve odor que não tem cheiro forte.¹² Pode deixar uma tonalidade amarelada quando seco em roupas íntimas e muda de consistência dependendo da época do ciclo menstrual.¹² ¹³

 

Corrimento Vaginal ANORMAL

É caracterizado por uma alteração na cor, consistência, volume ou odor e pode estar associado a sintomas como coceira, dor, dificuldade em urinar, dor pélvica, sangramento fora do ciclo menstrual ou pós-coito.¹² Se a qualidade ou padrão do corrimento diferir significativamente do habitual, pode ser interpretado como anormal.¹²

O que você encontra na sua calcinha?

O que você encontra lá embaixo pode ser leitoso, claro, amarelo, úmido, gelatinoso, cremoso ou fibroso em diferentes momentos.

Pessoa vestindo calcinha de costas segurando um buquê

Durante a menstruação ou perimenopausa, por exemplo, o corrimento pode parecer um pouco vermelho ou marrom⁵. É importante lembrar que o corrimento vaginal não é sinal de tesão, quando alguém está se sentindo excitado o fluido que ocorre durante o sexo é diferente⁶.

Corrimento claro - saudável
Corrimento esverdeado - Pode ser uma DST
Corrimento acinzentado - Pode ser vaginose bacteriana
Corrimento avermelhado - Atenção se não estiver menstruada

Aí vai mais uma curiosidade: esse fluido lubrificante vem de dutos especiais do tamanho de ervilhas, chamados Glândulas de Bartholin⁷, que estão localizados ao redor da abertura vaginal.

O corrimento também pode ser afetado pelo uso de contraceptivos hormonais, Terapia de Reposição Hormonal (TRH), gravidez e sintomas da perimenopausa. Ou seja, sempre que os níveis de hormônio são alterados⁸.
 

Saber o que é, ou não, normal do nosso organismo é empoderador

Pois possibilita perceber os sinais de infecções. Por exemplo, o corrimento cinza ou “cheiro de peixe” pode indicar vaginose bacteriana⁹. Já o corrimento branco espesso com “consistência de queijo cottage”, pode ser candidíase¹⁰. E o corrimento verde, amarelo ou espumoso pode sugerir clamídia ou gonorreia¹¹. Procure o conselho de um ginecologista se os sintomas persistirem.

O corrimento vaginal é outro fato perfeitamente normal da vida – prova viva de que nossas incríveis vaginas estão funcionando como deveriam.

Diferentes tipos de corrimentos vaginais

Pós-menstruação

Ao final da menstruação o corrimento pode ser marrom/avermelhado. Se não estiver perto do seu período, isso é incomum e recomendamos que converse com seu médico.

Corrimento IST

IST

O corrimento esverdeado pode ser um sintoma de uma IST, como tricomoníase ou gonorreia.

Vaginose Bacteriana (VB)

Vaginose Bacteriana (VB)

Corrimento acinzentado com cheiro forte de peixe podre pode ser um sinal de vaginose.

Candidíase

Candidíase

Corrimento branco com textura de queijo cottage pode indicar candidíase.

Corrimento levemente esbranquiçado

Corrimento levemente esbranquiçado

O corrimento pode causar leves manchas na roupa íntima e ocorre de forma mais perceptível quando os níveis de estrogênio são mais altos.

Corrimento ralo ou seco

Corrimento ralo ou seco

Este é um exemplo de como é o corrimento saudável e diário. A cor e a textura do corrimento saudável podem variar.

Corrimento Claro

Este é um exemplo de como é o corrimento saudável e diário. A cor e a textura do corrimento saudável podem variar.

Corrimento pastoso

Este é um exemplo de como é o corrimento saudável e diário. A cor e a textura do corrimento saudável podem variar.

Você também pode gostar