SAÚDE SEXUAL
Vamos falar sobre sexo
e secura vaginal
Ao mesmo tempo que o sexo é um dos atos mais íntimos que podemos ter para nos conectar com outra pessoa, é também uma das coisas que mais podem nos deixar vulneráveis. O medo da rejeição ao expor o que você procura em um parceiro pode causar diversos problemas na cama.
A vergonha é um sentimento que assombra mulheres e pessoas com vaginas, pois grande parte dos nossos desejos e sexualidade começam na mente. Sentir-se constrangido com o formato do corpo, vulva, cheiro ou sabor, nos impede de viver o momento e nos conectar com a pessoa, sem distrações. Pois afinal, é assim que ficamos mentalmente e fisicamente excitados¹.
Coloque-se em primeiro lugar, sempre!
A excitação é algo necessário para fornecer lubrificação à vagina e, por sua vez, tornar o sexo um ato muito mais sensível e prazeroso². Se ao se relacionar sexualmente você costuma se sentir nervoso ou envergonhado, é mais provável que ocorra a secura vaginal, resultando em dor e desconforto durante o sexo³.

Vale mencionar que há momentos na vida em que os hormônios podem dificultar a lubrificação, como após o parto⁴ e próximo à menopausa⁵ , onde pode ser recomendado o uso de lubrificantes para evitar qualquer tipo de desconforto ou dor.
Vamos falar de secura vaginal
Os exercícios para fortalecer o assoalho pélvico – grupo de músculos voluntários e involuntários conectados a estruturas ósseas que sustentam os órgãos abdominais e pélvicos – são sempre uma boa ideia para ajudar a manter as paredes musculares vaginais tonificadas e flexíveis⁶. Eles também são úteis para estimular a umidade na nossa vagina⁷. Sempre use lubrificante com pH neutro se sentir desconfortável com o ressecamento.
Uma vagina úmida significa mais prazer, seja se masturbando ou explorando com outra pessoa
Além disso, existem muitos medicamentos e hormônios que podem causar secura vaginal. A quimioterapia, a pílula anticoncepcional ou a terapia com hormônio masculinizante podem, às vezes, criar secura⁸ como a atrofia vaginal (ocorre quando as paredes do trato vaginal ficam finas e podem se romper⁹). É importante ressaltar que a atrofia vaginal é uma condição frequente na menopausa e pode se associar à recorrência de infecções urinárias.
Se há algo a se ter em mente é: você precisa começar a se colocar em primeiro lugar quando o assunto é prazer sexual

O objetivo não é necessariamente atingir o orgasmo – é tudo sobre a jornada, não o destino. A verdade é que estar mentalmente excitado é o caminho para uma maior confiança e autodescoberta do que você gosta ou não de fazer com outra pessoa! A confiança reforça seu apetite sexual, te dá excitação e prazer. Um círculo virtuoso de realização! Sem complicações, veja seu corpo como uma porta de entrada para essa experiência lúdica e não deixe suas inseguranças liderarem o caminho. Você merece se divertir sem nenhum sentimento de vergonha. Coloque-se em primeiro lugar e o resto virá.
Referências
¹ https://www.healthline.com/health/healthy-sex/mind-body-sex-connection-intimacy#your-mind
² https://www.medicalnewstoday.com/articles/326504#causes
³ https://www.everydayhealth.com/sexual-health/vaginal-dryness.aspx#:~:text=Psychological%20and%20emotional%20factors%20like,so%20she%20will%20have%20dryness.%E2%80%9D
⁴ https://www.nhs.uk/live-well/sexual-health/vagina-changes-after-childbirth/#:~:text=It's%20normal%20for%20the%20vagina,dryness%20can%20be%20more%20marked
⁵ https://www.nhs.uk/conditions/vaginal-dryness/
⁶ https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/pelvic-floor-exercises#gender-specifics
⁷ https://www.everydayhealth.com/menopause/kegels-for-menopause-benefits/
⁸ https://www.nhs.uk/conditions/vaginal-dryness/
⁹ https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/vaginal-atrophy/symptoms-causes/syc-20352288
CH-20230503-06